Projeto de leitura
JUSTIFICATIVA
A
leitura abre portais no tempo e no espaço para que possamos experimentar
sensações e emoções; vislumbrar cenários extasiantes, culturas, civilizações e
hábitos semelhantes e/ou diferentes dos nossos.
É na leitura que nossa mente se
expande, nosso horizonte se alarga para uma compreensão mais humana e menos
preconceituosa do mundo. Podemos enxergar além do visível e ver com o coração,
com os olhos da autora a história de um povo.
Com
esse olhar sobre a leitura, nesta unidade, apresentamos o projeto com a obra de
uma escritora baiana, que retrata o povo, o chão e a terra do sertão baiano
castigado pela seca.
Em
“As dores da seca”, a escritora baiana Terezinha Teixeira Santos, retrata de forma
poética o sertão de Guanambi, castigado e sofrido pelo sol inclemente. Traz o
universo de Severino, um sertanejo baiano, cheio de esperanças e muita fé em
Deus.
Voltaremos
no tempo para vivenciar, de forma sinestésica, a seca que assolou o sertão baiano,
em 1939, mas que não secou as terras férteis do coração sertanejo calejado pela
falta de chuvas, pela dor, pelas adversidades e pelas agruras da “pedra”.
Ao mesmo tempo, abriremos a
possibilidade de proporcionar um encontro entre leitores e escritora diminuindo
a distância entre esses dois universos, diferentes e inseparáveis, como forma
de incentivo ao mundo da leitura e da escrita.
COMPETÊNCIA
·
Compreender e usar a Língua Portuguesa como
geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria
identidade.
HABILIDADES
v
Valorizar a literatura como forma de
expressão e comunicação.
v
Exercitar a leitura, a escrita e o senso
crítico.
v
Produzir textos de diferentes gêneros e
linguagens, retratando o tema tratado na obra.
v
Criar trabalhos artísticos com telha, tela e cerâmica.
v
Comparar a obra em estudo com outras da
literatura brasileira que tratam da mesma temática.
v
Criar apresentações de dança e teatro.
Realizar um Recital com os poemas que fazem parte da obra em estudo.
Realizar um Recital com os poemas que fazem parte da obra em estudo.
v
Identificar, conhecer e avaliar os laços de
identidade do sertão com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho.
Estratégia
de ação
ü Apresentação
e divulgação do projeto.
ü Conhecendo a
autora e suas obras: visita ao blog “Recortes do coração” http://terezinhateixeirasantos.blogspot.com.br/
ü Leitura do
romance.
ü Análise da
narrativa.
ü Discussão em
sala de aula sobre o tema, fazendo um estudo comparativo com fragmentos de outras
obras: “O Quinze” de Raquel de Queiroz; e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
ü Produção de trabalhos artísticos em telhas, telas e cerâmica, representando a obra
estudada.
ü Apresentações de dança e teatro.
ü Recital.
ü Culminância: Socialização dos trabalhos produzidos
pelos alunos no encontro com a autora.
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua tanto
do trabalho como dos alunos.
À medida que as atividades são realizadas, os
alunos fazem comentários sobre as mesmas, sugerindo e propondo novas formas de
se trabalhar o tema.
Na avaliação do aluno será considerada sua
participação, o envolvimento e interesse no trabalho e a sua pontualidade no
cumprimento da tarefa proposta.
A avaliação dos textos produzidos será
baseada nos seguintes critérios: adequação ao tema; correção gramatical; emprego
dos recursos expressivos da linguagem; clareza na exposição das idéias.
Inicio: 13/09/2012
Culminância:25/10/2012
Encontro com a escritora Terezinha
Teixeira Santos: 19/10/2012
Ficha técnica:
As dores da
Seca
Autora: Terezinha
Teixeira Santos
1ª Edição
Ano: 2010
Parcerias:
ü Colégio
Octacílio Manoel Gomes
ü Alunos das
turmas A e B, primeira série do Ensino Médio
*Obra
homônima de Terezinha Teixeira Santos
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