DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

ANÁLISE "O ALIENISTA"

Estrutura da obra
Trata-se de um conto um tanto longo, estruturado em treze capítulos. Quanto à montagem, é interessante observar que Machado de Assis se fundamenta em possíveis "crônicas". Observe que, com alguma freqüência, ele se refere aos "cronistas" e às "crônicas da vila de Itaguaí" como, aliás, tem início O Alienista: "As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas." .
Também o fecho do conto apresenta a mesma referência: "Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada".

Foco narrativo
O narrador é em 3ª pessoa, portanto, onisciente. A intenção donarrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade. A intencionalidade crítica do narrador não se reflete somente ao ser humano de forma geral. Ele critica, também, a postura do cientista e do extremo cientificismo do final do século XIX. Conseqüentemente, o narrador termina por criticar a Escola Naturalista.

Tempo / Ação
Percebe-se que toda a história se passa no passado, havendo o uso do flash back: "As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que, em tempos remotos, vivera ali um certo médico: o Dr. Sr. Bacamarte."O tempos remotos" a que se referem as crônicas, pelas indicações dadas, se remontam à primeira metade do século XVIII (= reinado de D. João V). A ação transcorre, como já se viu, em Itaguaí, "cidadezinha do Estado do Rio de Janeiro, comarca de Iguaçu".
Extraído: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_alienista_conto

16 comentários:

  1. Muito bom ...porem...tem um resumo melhor no PASSEIWEB...bjsssss

    ResponderExcluir
  2. obrigado vcs me salvarao quase me ferro na prova

    ResponderExcluir
  3. muito ruim ... não explica nada direito

    ResponderExcluir
  4. Puta q pariu o conto RUIM !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS
    Beem legal essa analise.
    bjos e continuem postar resumos
    e analises desses contos;
    que são dificies de se entenderem. shuashuahsuahs' :)'

    ResponderExcluir
  6. Qual é a descrição de linguage e quais as caracteristicas do movimento literário?

    ResponderExcluir
  7. não gostei muito. Não possui todas explicações necessárias. Falta nivel narrativo, fases do testo(manipulação, competencia...), dizer que este é um texto realista.

    ResponderExcluir
  8. as pessoas mais leigas precisam entender que fazer analise não é fazer resumo, seus bando de ignorantes!

    ResponderExcluir
  9. tem pouca coisa mas é bom, continuem postanto e melhorando umpouco mais
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. nao fala nada!!! so o obvio que todo mundo ja sabe!!! tem que aprofundar mais a analise

    ResponderExcluir
  11. Hum... gente... o foco narrativo não esta em terceira pessoa e sim no narrador chamado de intruso. O narrador intruso é aquele que fala em terceira pessoa, mas de repente interrompe a obra e começa a falar com o leitor. Em várias partes do livro temos isso. Espero ter ajudado.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são algumas características dos livros de Machado de Assis. Acredito que conheça o autor e/ou seu professor te falou sobre isso até não querer mais!
      Eu fiz os dois!!

      Excluir
  12. Esta análise apresenta informações para leitores mais informados, que já leram o livro, por isso que para quem nunca leu o livro não vai entender nada mesmo e é uma ótima analise

    ResponderExcluir