Estrutura da obra
Trata-se de um conto um tanto longo, estruturado em treze capítulos. Quanto à montagem, é interessante observar que Machado de Assis se fundamenta em possíveis "crônicas". Observe que, com alguma freqüência, ele se refere aos "cronistas" e às "crônicas da vila de Itaguaí" como, aliás, tem início O Alienista: "As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas." .
Também o fecho do conto apresenta a mesma referência: "Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada".
Foco narrativo
O narrador é em 3ª pessoa, portanto, onisciente. A intenção donarrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade. A intencionalidade crítica do narrador não se reflete somente ao ser humano de forma geral. Ele critica, também, a postura do cientista e do extremo cientificismo do final do século XIX. Conseqüentemente, o narrador termina por criticar a Escola Naturalista.
Tempo / Ação
Percebe-se que toda a história se passa no passado, havendo o uso do flash back: "As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que, em tempos remotos, vivera ali um certo médico: o Dr. Sr. Bacamarte."O tempos remotos" a que se referem as crônicas, pelas indicações dadas, se remontam à primeira metade do século XVIII (= reinado de D. João V). A ação transcorre, como já se viu, em Itaguaí, "cidadezinha do Estado do Rio de Janeiro, comarca de Iguaçu".
Extraído: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_alienista_conto
Muito bom ...porem...tem um resumo melhor no PASSEIWEB...bjsssss
ResponderExcluirobrigado vcs me salvarao quase me ferro na prova
ResponderExcluirmuito ruim ... não explica nada direito
ResponderExcluirPuta q pariu o conto RUIM !!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS
ResponderExcluirBeem legal essa analise.
bjos e continuem postar resumos
e analises desses contos;
que são dificies de se entenderem. shuashuahsuahs' :)'
OTIMO.....
ResponderExcluirOBRIGADO
Qual é a descrição de linguage e quais as caracteristicas do movimento literário?
ResponderExcluirnão gostei muito. Não possui todas explicações necessárias. Falta nivel narrativo, fases do testo(manipulação, competencia...), dizer que este é um texto realista.
ResponderExcluirpoha em texto com "s" é foda
Excluiras pessoas mais leigas precisam entender que fazer analise não é fazer resumo, seus bando de ignorantes!
ResponderExcluirNossaaaaaaa!!!! Que foda!!!!
Excluirtem pouca coisa mas é bom, continuem postanto e melhorando umpouco mais
ResponderExcluirObrigada
nao fala nada!!! so o obvio que todo mundo ja sabe!!! tem que aprofundar mais a analise
ResponderExcluirHum... gente... o foco narrativo não esta em terceira pessoa e sim no narrador chamado de intruso. O narrador intruso é aquele que fala em terceira pessoa, mas de repente interrompe a obra e começa a falar com o leitor. Em várias partes do livro temos isso. Espero ter ajudado.
ResponderExcluirBjos
Essas são algumas características dos livros de Machado de Assis. Acredito que conheça o autor e/ou seu professor te falou sobre isso até não querer mais!
ExcluirEu fiz os dois!!
Esta análise apresenta informações para leitores mais informados, que já leram o livro, por isso que para quem nunca leu o livro não vai entender nada mesmo e é uma ótima analise
ResponderExcluir