DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Questão a ser comentada - A CHINELA TURCA

Comente o último parágrafo do conto: "Duarte acompanhou o major até à porta, respirou ainda uma vez, apalpou-se, foi até à janela. Ignora-se o que pensou durante os primeiros minutos; mas, a cabo de um quarto de hora, eis o que ele dizia consigo: — Ninfa, doce amiga, fantasia inquieta e fértil, tu me salvaste de uma ruim peça com um sonho original, substituíste-me o tédio por um pesadelo: foi um bom negócio. Um bom negócio e uma grave lição: provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco."
Escreva com suas palavras, não use palavras de análises ou resenhas já publicadas. Você pode basear-se nelas, mas não deve utilizar trechos para responder à questão.

41 comentários:

  1. bom dia teacher aq é tati bom não sei se meu comentário vai estar certo mas oq pude entender foi q ele estava em um drama ...mas quando para para pensar ele vê q nem tudo é como nós pensamos, e q a vida e as lições q ela nos traz mostra q nem tudo é como pensamos ,e q vamos ver através das nossas atitudes q é o palco da vida,e o espectador q é o mundo q nos rodeia vão dizer como estamos nos portando se fazemos sucesso,seremos aplaudido,se erramos seremos corrigido.....e assim vamos aprendendo beijos tati.....

    ResponderExcluir
  2. A história se passa na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1850. O bacharel Duarte prepara-se para ir a um baile, onde encontrará uma jovem com quem está a namorar há pouco tempo, quando lhe anunciam a visita do major Lopo Alves, velho amigo da família. Causa-lhe horror a visita àquela hora. O major vem lhe dar a notícia de que acabara de escrever um drama. O bacharel custa a crer que isso realmente estava acontecendo com ele, naquela hora da noite, só pensava em Cecília. Empalideceu quando viu o major abrir o rolo que trazia, seria breve na leitura, afinal não passava o drama de cento e oitenta folhas manuscritas. O major começou a leitura, o bacharel mergulhou o corpo e o desespero numa vasta poltrona de marroquim, resoluto a não dizer palavra para ir mais depressa ao termo.
    Mateus Silva Maciel

    ResponderExcluir
  3. O BACHAREL ESTAVA ALI NAQUELE AMBIENTE,IPACIENTE,POIS SUA PRESEÇA ERA PARA OUTROS INTERESSES,MAS O MAJOR ALI PRESENTE LHE CAUSARA FÚRIA,POIS ELE LIA UM CONTO CONTENDO 180 FOLHAS,DAÍ SENTADO EM UMA POLTRONA,INQUIETO
    SÓ PENSAVA EM SUA AMADA,ENTROU EM UM SONHO ONDE TINHA UMA MULHER COM O ASPECTO DE SUA AMADA E QUE ELE TINHA DE
    CASAR COM ELA ASSINAR UM TESTAMENTO E DEPOIS TOMAR UM VENENO,PARA ELE AQUELE SONHO FOI MUITO MAIS SATISFATÓRIO
    DO QUE TER PRESTADO ATENÇÃO HORRIVÉL CONTO DO MAJOR,COMO ELE ACHVA
    RENE SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Renê, parabéns!! Sua análise foi pertinente. Fico feliz qdo percebo q vcs estão crescendo. Seu comentário foi muito bom. Valeu!
    Hèvila

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não basta apenas atenção ou muito menos uma análise técnica de uma obra, é preciso que haja um envolvimento mais profundo, isto é, que o leitor ou espectador viaje e viva a fantasia da hitória nem que seja apenas em sua imaginação.

    ResponderExcluir
  7. No que eu pude enteder esse último parágrafo mostra um momento de grande angústia do Bacharel por não ter conseguido sua amada,acabou transformando esse momento em imaginação onde ele sairia de uma vida tediosa para um pesadelo que seria muito mais agradável.

    ResponderExcluir
  8. O bacharel passou a ter um ódio contido devido ao aparecimento de um major que passou a lhe deixar impaciente por querer que ele lê-se o seu conto, sendo que o que ele queria mesmo era esta a pensar em sua amada, fazendo-o então entrar em um pesadelo que seria muito mais agradável.

    ResponderExcluir
  9. tati.bom foi melhor ter vivido um sonho do que ter ouvido a labúria do major alegria e a emoção pode estar no espectador não na obra

    ResponderExcluir
  10. Por ñ querer ouvir o drama(muito ruim) do Major Lopo Alves, o Bacharel Duarte fica muito bravo , pois tinha um encontro amoroso. Enquanto o drama é contado pelo Major, Duarte cochila e entra em um profundo pesadelo que se assimila ao o drama do Major. Ao acordar Duarte se alegra por ñ ter ouvido o drama até o final.Pude entender que ñ devemos nos contentar em apenas ouvir as estórias, e sim paricipar delas embarcando em uma viagem magnífica , usanso nossa imaginação para que fique de maneira que nos agrade

    ResponderExcluir
  11. ALESSANDRO...
    pelo que pude entender o bacharel prefere ter um bom pesadelo do que ter vivido um tedio permanentimente.

    ResponderExcluir
  12. eu entendir que o bachareu ao estar inquieto
    pessando na sua amada, sentou na poutrona e teve um sonho com uma pessoa que parecia com sua amada e que para ele aquele sonho foi melhor doque ficar se estressando com um conto de um major como ele se achava e que aquele sonho mesmo parecendo com um pesadelo fez comque ele esquessece um pouco da peça que estava le causando tedio.

    ResponderExcluir
  13. o que eu entende o barechal etava em ambiente inquieto penssando na mulher que ama se sentou em uma protona e teve un sonho com uma mulher que tinha as mesma caracteristica que a su a amada,esse sonho para ele foi muito do que ficar ouvindo um livro do major de várias páginas. jamilo pereira

    ResponderExcluir
  14. o conto mostra q nem sempre a primeira impressão é a q fica,pois antes de julgar-mos alguma coisa temos primeiramente que entendelo.mostra també q tudo tem um significa,depende somente de nós mesmo saber como ele será útil,e de que maneira podemos ser beneficiado de seus significado.

    ResponderExcluir
  15. o paragrafo nos mostra q nem tudo fica na primeira impressão,e antes de faser qualquer comentário sobre qualquer coisa temos primeiramente entende-lo para saber-mos o q quer nos passa,dai podemos saber se o q nos passa é ou não benérfico pr nos.o paragrafo mostra também q o espectador é quem nos passa o sentido de tudo.pois tudo depende da maneira q nós interpletamos pr ter sentido.ass marília mélo.

    ResponderExcluir
  16. esse paragrafo quer diser q tudo na vida tem sentido nóa só precisamos se utilisar de seu significado.ele nos mostra também q o espectador é que da o drama e o sentido de tudo.pois tudo pode ter sentido,depende da maneira o modo q interpletamos...

    ResponderExcluir
  17. SHEILLA SANCHES

    Professora vou postar outro comentario pois pensei que era p/ falar sobre o conto,mas observei que estava errada e compreendi que era p/ comentar sobre o paragrafo citado.

    Ai vai...eu pude comprender que o bacharel estava presente em uma especie de comemoraçao,enquanto o major lia um conto de 180 paginas o que estava lhe deichando agoniado,pois seu interesse baseavase em outro proposito...estava pensando na sua amada quando teve um sonho com uma mulher com os mesmos aspesctos da sua amada,nol qual ele deveria casar com ela , assinar um testamento e depois tomar um veneno.
    Para o bacharel naquele momento foi melhor ter aquele sonho do que parar para ouvir aquele conto horrivel.

    ResponderExcluir
  18. O conto retrata uma realidade e o um sonho onde o prsonagem passa a adormeçer fazendo com que um texto estranho o ecomode por alguma hora.Mas rapidamente ele percebe que este estranho tinha lhe salvado do Major.Tamiles Silva disse

    ResponderExcluir
  19. Compreendi que pelo fato do conto do major ser tedioso o bacharel acaba por adormecer e entra em um sonho, cujos acontecimentos ali vividos segundo ele foram mais prazerosos e agradáveis .Tal fantasia o tivera salvado de ter que ter ouvido e prestado atenção naquela estória a ter o final. Percebi que é necessário que haja uma interação do espectador com obra é preciso que se tenha uma assimilação dos fatos relatados que o leitor construa a estória em sua imaginação, para que possa haver um maior entendimento

    jocimar felix

    ResponderExcluir
  20. O conto quer passar uma realidade através de sonho . Ele nos mostra que é o próprio espectador que interpreta a sua melhor peça , que ao assistir a uma peça horrível , prefere sonhar com, ela ,a ponto de viver intensamente o que esperava .

    ResponderExcluir
  21. O último parágrafo é um comentário que estabelece uma mesma velocidade de raciocínio entre seu sonho e a peça do major.
    O personagem Duarte considera,ao chegar ao fim ter sido melhor ter tido um pesadelo do que ter prestado atenção na peça ruim do major.
    Machado quando fala:"...provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco."Ele quer dizer que é importante que o leitor se deixe levar pelas aventuras dos personagens no conto.
    Rosiane*

    ResponderExcluir
  22. Duarte encontrava-se inquieto,mas já aliviado por o major ter terminado.Se sentia melhor também por ter tido um sonho e ter viajado naquele sonho,achou melhor ter sonhado do que ter ouvido a enorme estória do major.
    Roserley

    ResponderExcluir
  23. Eu entede que no momento em que Duarte acompanhou o major à porta ele começou a angústia talvez pelas palavras ditas pelo major. E para ele através de sonhos podemos realizarmos os nossos desejos e fazer da vida um sucesso sem precisar esta nos palcos.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  24. Eu pude enender que o último paragráfo quer dizer que o bacharel duarte não aceitou a presença do major pois o major com o seu livro de 180 páginas queria tirar o foco do bacharel que só queria pensar em sua amada. Fazendo - o assim fugir doreal para o superficial.
    Cristieli Silva

    ResponderExcluir
  25. O conto chinela turca é realidade no mundo da ficção ou seja o Bacharel estava lendo um conto de 180 páginas que lhe causava uma sensação desagradável ele estava pensando na sua amada no mesmo instante sonhando com uma mulher que parecia com sua amada, dessa forma ele fugia da realidade para um mundo ficcional.
    Josilene Silva de Aquino.

    ResponderExcluir
  26. O conto chinela turca acontece com a visão que é a realidade que por intermédio se cobfunde com o sonho, pois o conto mostra que tudo na vida tem um significado, pois antes de julgar-mos alguma coisa temos que primeiro procurar entender o que isso quer nos dizer sendo assim cabe somente há nós saber como podemos ser beneficiado por isso.

    ResponderExcluir
  27. o conto de Machado de Assis a chinela turca mostra a mudança da realidade para o sonho.
    Começa quando Duarte recebe a visita do Major, onde trás consigo um drama para ler pra Duarte.Sendo um drama longo e para Duarte não importava muito,chegou a adormecer,tendo um longo pesadelo, quando acordou vendo ali o Major terminando aquele drama,onde despediu e foi embora que para Duarte ocorreu uma substituição do tédio [devido aquele drama contendo inúmeras páginas ]pelo pesadelo que foi aquele sonho.É QUANDO ELE DIZ:provaste-me que muitas vezes o melhor drama estar no espectador e não no palco.Pois a reação do leitor é uma forma de expressão da leitura e não foi o que aconteceu com Duarte.

    ResponderExcluir
  28. o conto de Machado de Assis a chinela turca mostra a mudança da realidade para o sonho.
    Começa quando Duarte recebe a visita do Major, onde trás consigo um drama para ler pra Duarte.Sendo um drama longo e para Duarte não importava muito,chegou a adormecer,tendo um longo pesadelo, quando acordou vendo ali o Major terminando aquele drama,onde despediu e foi embora que para Duarte ocorreu uma substituição do tédio [devido aquele drama contendo inúmeras páginas ]pelo pesadelo que foi aquele sonho.É QUANDO ELE DIZ:provaste-me que muitas vezes o melhor drama estar no espectador e não no palco.Pois a reação do leitor é uma forma de expressão da leitura e foi o que aconteceu com Duarte, para ele foi mais satisfatório o sonho do que aquele drama.

    ....professora pesso que considere esse..
    bjsssss

    ResponderExcluir
  29. Conto Chinela Turca


    Em uma certa ocasião o Bacharel estava pensando em se encontrar com sua amada, mais para sua infelicidade teve uma visita desagradável,o Major lhe pediu para corrigir seu conto contendo 180 páginas. Enquanto Lopo Alves lia ele começou a desviar sua antenção e quando deportou-se estava em um sonho onde via uma mulher com as características de Cecília no qual teria que se comprometer em casamento e logo após cometeu suicido tomando um veneno deixando toda a sua fortunazinha de cento e cinqüenta contos. Mais para Duarte esse tal sonho foi sem dúvida mais satisfatório do que ouvir o terrível conto que Major lia.Muitas vezes a vida é mais drama do que uma peça de teatro.
    JUCILENE CRUZ[RED] ♥♥♥

    ResponderExcluir
  30. Ele diz que a Ninfa,doce amiga,fantasia inquieta e fértil o salvou.Trocando os momentos de tédio que ele teria por um pesadelo,o qual ele preferiu ter tido,do que ouvir o major.
    Eliene

    ResponderExcluir
  31. Duarte acaba de acordar de um pesadelo que o chama de "sonho original".Ele dá preferêcia ao sonho que teve,pois chama a estória que o major contava de tédio.E seu sonho foi também como uma lição.
    Jerusalém

    ResponderExcluir
  32. Duarte pensava no que acabara de sonhar,viajou na fantasia de seus sonhos e estava satisfeito,mesmo por ter tido um pesadelo,diz ter feito um bom negócio,pois o salvara da ruim peça que iria ouvir.
    Elissandra

    ResponderExcluir
  33. A mentalidade fértil levara Duarte a ter um sonho original,fantasiado,que quando o mesmo acordou o fez parar para pensar.E percebe que melhor foi ter um pesadelo de que ouvir a peça que o major tinha a contar,e toma também como lição,pois afirma que o melhor das peças está em nossa imaginação.
    Rosiane*
    (eu entendi + coisas sobre o conto e resolvi escrever.Bjo,Rosi)

    ResponderExcluir
  34. Eu pode compreeder que esse conto e a relaçao da realidade com a fictício ou seja oum personagem preso em dialogo tedioso,vivendo em uma grande fantásia.

    BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  35. Ele prefere ter um bom pessadelo de que ouvir a peça que o major tinha a contar.Tais Queiroz

    ResponderExcluir
  36. ele diz que acaba de acordarde um pesssadelo que chama,sonho original,e percebe que tudo que ele fez nao passou de um sonho que ele mesmo criou. jusciara

    ResponderExcluir
  37. ELE PERSEBE QUE TER O PESADELO FOI MEHLOR TER UM SONHO A TER OVIDO MAJOR. SIMONE

    ResponderExcluir
  38. eu entendique,se tratando de uma historia é preciso que demonstre um envolvimento mais profundo,o leitor e o espectado se envolva e viva a fantasia como se ele mesmo estivesse vivendo mesmo em sua imaginação...ass:deniltom.

    ResponderExcluir
  39. o bacharel ja estava ficando angustiado com um conto que estavasa sendo obrigado a ouvir em ves de estar com sua amada.ele começou a se entediar com as palavras do major e dormil.quando acordou viu que nem tudo é o que parece e antes de júgar-mos alguma coisa temos primeiro que procura entedelo para sabermos o que quer nos diser,e dai sabermos como podemmos ser beneficiado com isso.ass rosenilda.

    ResponderExcluir
  40. é um conto onde o sonho se mistura com a realidade.Bacharelestava se preparando para encontrar com sua amada,ele recebe uma visita inesperada do Major Lopes,que o pediu que corrigisse seu conto de 180 pags.Quando ele estava lendo,sua atenção foi desviada e quando ele percebe,está em um sonho,onde teria que se casr com ums mulher identica a sua amada,e após se matar tomando veneno e deixando todo seus bens,o Bacharel teve a ousadia de sonhar e concerteza esse sonho foi melhor do que ler o conto do Major Lopes.

    ResponderExcluir
  41. Queridos, li todos os comentários. Imprimi-os para fazer as devidas correções. Ressalto a importância do cuidado com o uso da linguagem (norma culta). Embora estejamos navegando em ambiente virtual, somos estudiosos e conhecedores dás normas do código escrito. Estejam mais atentos a essa questão. Valeu pelas postagens.

    ResponderExcluir