DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

terça-feira, 19 de julho de 2011

BASES FILOSÓFICAS DO REALISMO

1.   POSITIVISMO
Testemunho de fé no valor das Ciências, que emanam do experimentalismo, da observação e da constatação: a Astronomia, Física, Química, Fisiologia e a Sociologia.
O francês Augusto Comte propunha uma sistematização do conhecimento humano em forma de pirâmide, cujo vértice fosse ocupado pela Sociologia, constituindo uma nova ciência, propondo reformas sociais. Interessava-lhe os fatos concretos, “positivos”, suscetíveis de análise e experimentação, importando-lhe o COMO e não o porquê. LEMA: “o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por meta”.
Obra principal: “Curso de Filosofia Positiva”.
      FINALIDADE: obedecer à preocupação máxima da objetividade e da razão, defendidas como válidas para as análises sociais, quando feitas com o verdadeiro espírito científico = CIENTIFICISMO.
EX: “saber para prever, a fim de prover”.
2.   EVOLUCIONISMO
Tem sua gênese na obra Origem das Espécies (1859) do naturalista inglês, Charles Darwin (1809 – 1882), que retomou a teoria na evolução das espécies, de Lamarck e, apoiando-se em experimento de seleção artificial da cultura de planetas e de criação de animais elaborou a teoria da seleção natural. Defende que a concorrência entre as espécies eliminaria os organismos mais fracos, permitindo a espécie evoluir, graças as heranças genéticas favoráveis dos indivíduos. Cientificamente Darwin demonstrou que os seres humanos e os macacos tem um antepassado comum, questionando a criação do mundo baseada no Gênese bíblico. Coloca em discussão a existência de Deus.
Ex.: girafa – vantagens num ambiente particular.
3.   DETERMINISMO
Todo acontecimento é uma conseqüência necessária de um fato ou uma série de fatos anteriores.
Hippólito Taine filósofo e historiador francês, autor da Teoria Determinista, se tornou “O verdadeiro filósofo do Realismo / Naturalismo
O mundo explicado pelo Determinismo é o mundo da NECESSIDADE; das decisões da vontade, não havendo, portanto, liberdade humana.
Taine deu a fórmula do positivismo em matéria literária, prevendo a dependência da psicologia à fisiologia, afirmava que o comportamento humano era condicionado pelas influências de raça, meio-ambiente e o contexto histórico. Sua principal obra “A Origem das Espécies”- 1859.
4.   SOCIALISMO (Materialismo - 1848)
Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Hengels (1820 – 1895) economistas e filósofos alemães, publicaram “O Manifesto Comunista”, destinado sobretudo à classe operária, pretendendo despertar a consciência de classe, analisando a burguesia e o capitalismo. Pregava uma revolução internacional, que derrubasse a burguesia e o sistema capitalista, com a implantação do comunismo. A pedra fundamental do Marxismo está na idéia de socialização dos meios de produção. Em “O capital”, obra de Marx. Estão os principais conceitos Marxismo.

Referência:
1-   NICOLA, José de. Português para o ensino médio: língua, literatura e redação. Volume único. Ernani Terra & José de Nicola, Floriana Toscano Cavallete.
2 -TUFANO, Douglas. Estudos de língua e literatura. Vol. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário