DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

TEORIA DO MEDALHÃO

RESUMO
ASSIS, Machado. Teoria do Medalhão.
É a história de um pai que após um jantar de aniversário de seu filho o chama para conversar. Tratam sobre o futuro do filho e o pai começa a aconselhá-lo que para garantir que o esforço dele durante toda a vida seja recompensado, ele deve além de sua profissão cultivar o "ofício" de medalhão.
O ofício requer uma pessoa que não pense muito, não tenha idéias próprias, que viva para ser popular e chamar a atenção. Esse ofício requer uma pessoa que quer ter o nome lembrado, mas sem muitos esforços, parecendo ser culto, sábio, que agrada a todos, simpático, quando na verdade não é. Para isso não se deve ter idéias que divirjam das demais, ser conivente com a maioria das pessoas, ser tido como necessário em todos lugares, eventos sociais e festas.
O pai aconselha-o de diversas formas sobre como não ter idéias próprias, como passear sempre acompanhado, ir em livrarias apenas para contar piadas ou acontecimentos do dia, saber das idéias já pensadas na filosofia e sobre as ciências, mas impedir que algumas dessas idéias influenciem para reflexões ou mudar seu pensamento. É importante apenas ter fama de ser sábio, sem necessariamente o ser.
Enfim, ser um "medalhão" é ser uma figura considerada na cidade, respeitada, querida pela maioria das pessoas. Isto para ser lembrando durante a vida e depois da morte também.

27 comentários:

  1. A teoria do medalhão é um diálogo entre o pai e seu filho que está prestes a fazer 22 anos.Onde através do diálogo o seu pai lhe da vários conselhos, e tenta mostrar o verdadeiro caminho que seu filho deve seguir({[o de ser medalhão}]),ensinando detalhadamente o que fazer e o que não fazer para tornar-se um medalhão.

    Quem está deixando este comentário é Sheilynha...

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Ok, Sheylinha, faltou ressaltar que nesse conto Machado usa da ironia para mostrar as relações sociais numa sociedade burguesa medíocre e hipócrita. Bjos

    ResponderExcluir
  3. no conto ao completar maioridade o filho revela ao pai que quer ser um medalhão ou seja uma pessoa destacada na sociedade um figurão e essa profissão não é facil; por isso o pai ensina passo a passo ao filho


    comentario deixado por thais magalhães















    Quem Sorriu Nα Minhα Quedα,Vai Chorαr Nα Minhα Voltα

    ResponderExcluir
  4. Medalhão e um homem modesto e inteligente, bem susedido,e por ser assim seu filho o lhe admirava,onde tinha ele como ´´espelho´´.
    O pai servia de instrução para seu filho,onde dizia para o filho que ser medalhão era muito dificil e que ele deveria ter paciencia e lutar para alcançar o seu sonhos e objetivos de vida.



    Comentário de Aline Moreira

    ResponderExcluir
  5. A teoria do medalhão nos mostra um diálogo entre pai e filho. O pai aconcelha a ele não ser um medalhão e sim a servir a outras áreas de ciências.


    Comentário de Alessandro Souza

    ResponderExcluir
  6. professora mim desculpe por não ter colocado o acento na palavra[é,paciência]ass:ALINE MOREIRA

    ResponderExcluir
  7. Esse conto tràz uma análise do comportamento de alguns membros que convive em nossa sociedade.Descrevendo-o de maneira objetiva e extremamente clara,usando como fundamento um dialogo inocente entre pai e filho tratando sobra o futuro. bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. ser medalhao é ser uma pessoa capaz de impor respeito as pessoas por onde passar,é ser uma pessoa capaz de respeitar e ser respeitado no local onde vive é tambem ser uma pessoa capaz de fazer a diferença em qualquer lugar que for ou andar.

    ResponderExcluir
  9. O conto mostra um dialogo entre pai e filho
    onde o pai no lugar responsavel pelo filho tenta orientar ele de alguma forma.
    O conto mostra tambem a realidade do dia a dia como ela é vivida.

    ResponderExcluir
  10. o conto mostra o diálogo de um lado a presença de um pai que quer projetar seus ideais frustados de sucesso no jovem filho de outro lado o filho que se sujeita a aceitar passivamente as imposiçoes do pai que dentre outras profissoes deseja que o filho seja medalhão e para isso ele tem que mudar seus hábitos e costumes e passe a viver sob uma máscara anulando os seus gostos pessoais e suas atitudes.ass: thais magalhães

    ResponderExcluir
  11. esse conto de machado de asis é uma história entre pai e filho onde o pai aconselha o filho e fala sobre o futuro para que ele se esforçe muito se relacione bem com a sociedade para que seja recompensado e lembrado. ass: ivãnia santos

    ResponderExcluir
  12. A teoria do medalhão conta a história de um garoto que está completando seus 21 anos,deixando de ser criança para se tornar adulto definitivo.O pai tenta lhe dar algumas noções da vida em uma conversa séria,falando-lhe que além de ser um bom profissional ele deverá cultivar o ofício de medalhão,que seria ser esperto,como um oportunista que se aproveita de situações oportunas para ganhar dinheiro.Além disso ser uma pessoa que seja sempre bem vista por todos,um bom partido,que seja amogo de todo mundo,em outras palavras um cara popular,envolvente sempre present nos maiores acotecimento e na maioria dos programas.

    ResponderExcluir
  13. bom dia ,aq é tatiane,oq pude entender sobre a teoria do medalhão é q ,o pai tem uma conversa com o filho,nesta conversa ele fala para o filho com fazer para obter sucesso,e ser uma pessoa q marque uma história q seje lembrado por todos ,ou seja q faça diferença no meio q ele vive,coisa q ele não conseguiu fazer,ele não pergunta para o filho se ele quer ser assim,ele diz oq ele deve fazer para ser assim ,fala sobre as dificuldades ,e oq deve-se fazer para ser alguém profissionalmente bem sucedido,e q faça história,q faça diferença dentro de uma sociedade,q seje lembrado por todos mesmo q passe o tempo continua sendo lembrado pelas suas atitudes,pelas suas marcas.....beijos no coração tati

    ResponderExcluir
  14. A teoria do medalhão é um conto do livro papeis avulvos,nesse conto machadoo de assis traz um analise do comprotamento de alguns membros da sociedade(burguesia:sociedade mediocre e arrogante),ele fala de forma ironnizada usando como plano de fundo uma conversa entre pai e filho.o dialogo comerçaas 11hs apos o jantar de comemoração do aniversario de 21 anos do filho,o pai que frustrado por não ser um medalhão tenta ensinar ao filho a ser um.MEDALHÃO:é ser uma pessoa respeitada na sociedade,uma pessoa que faça historia,deixando marcas,que seja lembrado em vida e em morte,mais para isso ele deveria viver com mascaras,rejeitando o seu querer.Se titilo de medalhão começa se manisfestar aos 45 anos.

    ResponderExcluir
  15. Para mim ser um medalhão segundo o conto de machado de assis,é ser uma pessoa importante,querido por todos,na sociedade.ser lembrado durante a vida e após a morte.É como se tivesse vivendo num mundo de mentira[aparências],deixando de lado a realidade.mostrando ser o que não é.pois a obra está voltada para a valorização do parecer acima do ser.Onde na obra está mostrando que o pai queria esse objetivo para si,mas como não conseguiu traçou esse destino para seu filho após um diálogo entre os dois,onde o pai impõe a profissão de medalhão ao seu filho.

    juliana freitas

    ResponderExcluir
  16. Ser medalhão é um ofício que requer um pessoa que não tenha idéias próprias e seja neutra.Para isso a pessoa deve está sempre na mídia e mantendo as aparências para que seja sempre visto pela sociedade e esteja sempre em destaque,essa pessoa será o centro das atenções,e será lembrado mesmo até após a morte.
    (Renê Santos)

    ResponderExcluir
  17. Ser medalhão é ser uma pessoa que cultiva a aparência pois é dela que ele irá ser conhecido pela sociedade.Ele precisa se mostrar enteressado a tudo no meio social sendo uma referência em vida e atè mesmo no fim dela.
    (Thaine Duarte)

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. na texto teoria do medalhao de MACHADO DE ASSIS percebemos que ele usa o bastante ironia,usando com pano de fundo uma conversa ´´inocente´´ entre pai e filho,o pai dar dicas para seu filho para que ele se torne um bom medalhao.Como ele não consegui ser medalhao ,ele via no seu filho uma esperança de realizar seu sonho de uma certa forma.Ele fala para o filho que ele teria que frequentar bons lugares onde ele poderia ser visto por todos,se portar bem,agir como se conhecesse de assuntos,falar sobre assuntos que interessasse o meio onde convia.Porque na verdade o que implicav pra ser um bom medalhoa era saber agradade as pessoas,asim ele seria lembrado em vida e morte

    ResponderExcluir
  20. Ser medalhão é ser o que não é uma pessoa esperta, popular,ter que seja vista por todos, ter um bom partido ,está sempre presente nós aconteçimentos,se aproveitar das situações para se dar bem e ganhar dinheiro.JAQUELINE NERY

    ResponderExcluir
  21. é ser uma pessoa esperta como um vigarista que se aproveita de situações oportunas para ganhar dinheiro.Além disso der uma pessoa que seja sempre bem vista por todos,umbom partido,que seja amigo de todomunhdo em outras palavras um cara popular,envolvente sempre presente nas maiorias dos acontecimentos e na maioria dos programas.

    ResponderExcluir
  22. Queridos, li todos os comentários. Mais uma vez ressalto a importância do cuidado com o uso da linguagem (norma culta). Embora estejamos navegando em ambiente virtual, somos estudiosos e conhecedores das normas do código escrito. Estejam mais atentos a essa questão. Valeu pelas postagens.

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca tinha lido esta história, é que este livro foi pedido nu vestibular, então por isso estou lendo esses comentários, depois de ter lido a história, e achei muito interesante. Pude perceber que, esse tipo de coisa acontece muito nos dias de hoji,pois vivemos numa sociedade que nos dão rotúlos, que nos marcam que se não formos di tal maneira, somos excluídos, por isso alguns ignorantes (como o pai)acabam que caindo nessa ilusão de ser um medalhão, para aí talvez ser reconhecido pelos outros. É algo ridículo isso, por que onde fica então o nosso próprio ser, nossas vontades, nossa própria forma di viver a vida ?

    ResponderExcluir
  24. Não sei se entendi errado , mas pela minha análise a teoria do medalão usa um dialogo entre pai e filho para mostrar como a sociedade se tornou alienada , as pessoas só pensam em aparecer e serem lembradas , tornando - se ignorantes e iludidos por um mundo em que as pessoas usam mascasras e não têem opnião própria .

    ResponderExcluir
  25. Eu preciso saber a onde se passa essas historia mas nao to achando em lugar nenhum :(

    ResponderExcluir
  26. Bom eu preciso fazer uma análise dos ambientes observando como e onde se passa essa historia. isso e pra um trabalho que e pra eu entrega segunda feira sera que Alguem pode me ajudar ? Por Favor *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, se vc tem o livro passa tudo la e so olhar com atenção agr se nao tiver eu nao sei como te ajudar

      Excluir