DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROJETO QUEM AMA ABRAÇA

CEOMG
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL “QUEM AMA ABRAÇA
ÁREA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
ANO LETIVO – 2012                             PERÍODO – FEVEREIRO E MARÇO/2012

JUSTIFICATIVA

Paixão: do Lat. ‘passione’; sofrimento. s. f., sentimento excessivo;amor ardente;afeto violento; entusiasmo; cólera; grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso e prolongado; parcialidade; o martírio de Cristo ou dos Santos martirizados; parte do Evangelho em que se narra a Paixão de Cristo; colorido, expressão viva, em literatura. Do grego ‘pathos’, dor, patologia.
O filósofo Aristóteles dizia que tragédia, na Grécia, não era sinônimo de acidente ou destino negativo. Como gênero teatral, cumpria a função positiva de mostrar o perigo de alguém perder o equilíbrio e se entregar a emoções extremas. Mais de dois mil anos se passaram e as loucuras de amor continuam desafiando a sociedade. (...)
No Brasil, pesquisa da Fundação Perseu Abramo revela que a cada 15 segundos uma mulher é agredida. Estima-se que mais de 2 milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais e antigos.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão revela que um alto grau de rejeição à violência contra as mulheres: 82% dos entrevistados respondem que “não existe nenhuma situação que justifique a agressão do homem a sua mulher”. Além disso, 91% consideram muito grave o fato de mulheres serem agredidas por companheiros e maridos. Ao mesmo tempo, o velho ditado que afirma que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” ainda tem boa aceitação (66%).
Observa-se que há uma atitude contrária à violência, mas não há um comportamento equivalente.
É neste contexto que apresentamos o Projeto Quem ama abraça, pois compreendemos que mudanças de atitude e de comportamento frente à violência contra a mulher dependem de aspectos culturais e de mentalidades, campo em que a escola pode ser bastante eficaz.




OBJETIVOS:

Ø  Promover a reflexão sobre a violência contra a mulher a partir de uma visão integral.

Ø  Sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para o combate à violência contra a mulher.

Ø  Conhecer a Lei Maria da Penha.

Ø  Refletir sobre a situação de violência à mulher nos textos literários.

Ø  Identificar as determinantes sociais, econômicas, culturais e  espaciais que influenciam nas concepções sobre o amor.

Ø  Discutir questões éticas e morais implícitas nas letras de músicas atuais.

Ø  Produzir textos diversos sobre o amor (argumentativos, poéticos, paródias.)

Ø  Apresentar as diversas visões sobre tema, usando as linguagens verbal e não verbal.

DISCUSSÃO DO CONTEXTO

  Questões éticas e morais.

  Análise de letras de músicas.

  Determinantes sociais, econômicas, culturais e espaciais que influenciam nos relacionamentos amorosos.

*      O amor no contexto das relações sociais.

*      O que é violência.

*      O combate à violência contra a mulher.

*      Campanhas e programas de combate à violência contra a mulher.

METODOLOGIA
*      Apresentação do Projeto às turmas com exibição do vídeo “Quem ama abraça”.

*      Discussão sobre o Projeto (seus objetivos, execução, período, culminância, resultado final).

*      Exibição do filme “Anjos do Sol”.

*      Exibição de slides – o que é violência, tipos de violência.

*      Comparação entre letras de músicas atuais e de décadas passadas, cuja temática seja a mulher.

*      Análise de campanhas de publicidades que veiculam uma visão erotizada do universo feminino.

*      Produção de textos.

*      Socialização dos trabalhos realizados.

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua tanto do trabalho como dos alunos.                                           

À medida que as atividades forem realizadas, os alunos farão comentários sobre as mesmas, sugerindo e propondo novas formas de se trabalhar o tema.

Na avaliação do aluno será considerada sua participação, o envolvimento e interesse no trabalho e a sua pontualidade no cumprimento da tarefa proposta.

A avaliação dos textos produzidos será baseada nos seguintes critérios: adequação ao tema; correção gramatical; emprego dos recursos expressivos de cada gênero textual; clareza na exposição das ideias.


CRONOGRAMA     

Período: Fevereiro e março/2012.

Semana de 13 a 15/02 e 23 a 24/02:

Apresentação do Projeto às turmas.

Discussão sobre o Projeto.

Seleção de materiais a serem trabalhados.


Semanas de 28/02 a 02/03 e 06 a 09/03:

Execução do Projeto.

Estudo de Textos – confronto entre letras de músicas atuais e antigas.
Discussões: "A mulher apresentada na publicidade", "O que é violência e tipos de violência", "A Lei Maria da Penha", "O papel da mulher na sociedade moderna".
 
Semana de 20 a 23/03:

Estudando os direitos legais conquistados pelas mulheres.

Constituição Federal; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Lei 9394/96; Lei Maria da Penha.


Semanas de 27/03 a 14/04

Produção dos trabalhos a serem apresentados.

Culminância: Socialização dos trabalhos produzidos.

Imagem: google imagens

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