DOS CRONISTAS DE 1500 AOS LOUCOS MODERNISTAS

AUTORAS:Jéssica Salomão, Lorena Cézar e Kátia.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

QUESTÃO A SER COMENTADA

Queridos, por favor tentem cumprir o prazo determinado na atividade.
"Para um artista militante, sua função não é exclusivamente produzir uma obra de arte esteticamente válida, mas, e sobretudo, realizar uma obra que contenha um sentido revolucionário do ponto de vista social. Sua posição consiste em afirmar não unicamente o caráter ideológico da obra literária, mas, e principalmente, em afirmar a necessidade de que ela atue como veículo de conscientização e de esclarecimento do público." (FANTINATI, Carlos Erivany. O profeta e o escrivão: estudo sobre Lima Barreto. São Paulo: Hucitec, 1978. p. 3.)
Com base no texto transcrito e nas discussões sobre o escritor Lima Barreto, escreva um comentário, fazewndo uma relação entre o pensamento de Carlos Erivany Fantinati e o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha.

41 comentários:

  1. O SONHO DA CAMINHA ERA SER DOUTOR,MAS AO CHEGAR NO RIO AS COISA DÃO ERRADAS E SUA VIDA SE TORNA DIFÍCIL,VAI TRABALHAR COMO CONTÍNUO EM UM JORNAL,ASSIM ELE VAI PERDENDO SUAS AMBIÇÕES(SER DOUTOR),VAI PERDENDO ESTAS E SE ACOSTUMANDO COM SEU TRABALHO,SURPREENDER O REDATOR DO JORNAL FAZENDO ORGIA EM UMA SALA COM OUTRO MEMEBRO DO JORNAL E ASSIM ELE PASSA A SER VISTO COM MAIS ATENÇÃO.
    [ NÃO SEI SE FOI A PROPOSTA ]
    (RENÊ S.DIAS)

    ResponderExcluir
  2. Renê, a proposta era vc comentar sobre a fala do autor Carlos Erivany. Refaça seu comentário, dizendo por que Lima Barreto era um representante de seu povo, de sua nação, de seu tempo. Tente não escrever em caixa alta (letras maiúsculas). Hévila

    ResponderExcluir
  3. um escritor(artista),não deve apenas escrever livros,poemas ou poesias que mostrem belela,amor e fantasias,devem escrever também algo que cause impacto,que gere discórdias,troca de opiniões e, ou, até críticas.sua obra deve ser comunicativa e levar a realidade da época a sociedade.e é isso que Lima Barreto faz,mostra em seus livros desigualdades sociais,a hipocrisia,o preconceito etc...experiêcias vividas pelo próprio. ASS:Thais Magalhães.

    ResponderExcluir
  4. um escritor não deve apenas escrever algo bom,tem que ser interessante que faça diferença ou seja, disperte ao leitor curiosidade e troca de opiniões e que conscientize a sociedade. E é isso que Lima Barreto nos tras uma obra dominante e esclarecedora não fícticia(imaginária) e sim uma realidade vivida por ele e muitas outras pessoas. ASS;Ivânia santos.

    ResponderExcluir
  5. um escritor não deve mostra apenenas a beleza,o encatamento que os poemas e poesias devem conter.deve-se colocar algo que desperte curiosidade e interesse ao leitor, algo que deixe o leitor se surpreender e que leve-o a ter opiniões diferentes.a sua obra deve ser interessante,esclarecedora e ser relacionada a sociedade trazendo mas comunicação ao leitor.Então Lima retrata sua vida colocando em seus livros tudo o que passou e viveu,fazendo crítica radical da mediocridade e da hipocrisia de sociedade desigual e cruel pelo qual o próprio escritor viveu. ASS:Rosana Moreira

    ResponderExcluir
  6. Eu pude compreender que em Recordações do Escrivão Isaías Caminha, o esclarecimento com o público a respeito da arte e a sua função, e sua postura como artista em relação ao dever crítico são o resultado de sua postura militante, pois em sua obra ele faz críticas a ditadura feita pela imprensa na época.E no meu ponto de vista Carlos Erivany quis fazer com que nós percebêssemos a postura de Lima Barreto em relação as suas obras como um artista que não trasforma sua arte em algo concretamente válido, mas sim uma obra que cause impacto e principalmente com sentido revolucionário.

    [Sheilla Sanches]

    ResponderExcluir
  7. No meu ver, na obra há por várias vezes a presença do preconceito racial que tanto sofria Lima Barreto relatando nela, um escrivão que apesar de dispor de uma ótima inteligência é massacrado pela sociedade por causa da sua cor. Então podemos ver como relação à tentativa de conscientização de Lima à respeito do preconceito, tentando assim uma mudança no ponto de vista social.
    [Orlei]

    ResponderExcluir
  8. Lima Barreto foi um homem que teve várias capacidade para toda a sociedade brasileira, uma pessoa de muito caráter que lutou contra todos os tipos de prevenções e preconceitos. Que tenta passar esse problema existente na sociedade através de suas obras, como uma delas temos Recordações do Escrivão Isaías Caminha.
    [Jerusalém]

    ResponderExcluir
  9. Recordações do Escrivão Isaías CAminha esta relacionado em ~várias formas em que o escritor Carlos Erivany retrata.portanto a obra o Escrivão retrata não é fantásia e sim a realidade vivida pela sociedade átravés de preconceito racial, mostrando as dificuldades que uma pessoa pobre e negro tem ,para realizar um sonho .Lima Barreto escreve o Escrivão não apenas se espirando em sua vida ,mais na vida de várias pessoas.

    ResponderExcluir
  10. um escritor não deve apenas mostrar em suas obras a beleza e o amor,ele deve moatrar a realidade,da época para os leitores,causando impacto,troca se opiniões, criticas e até mesmo díscordia.Deve-se colocar algo que surpreenda e desperte a curiosidade.
    Por isso Lima Barreto mostra em seus livros a realidade,os momentos de sofrimento,o preconceito pelo qual o própio passou.ASS:Jéssica Cezário...

    ResponderExcluir
  11. o escritor sempre deve escrever livros voltado a realidade no qual envolve a vida cotidiana retratando suas desigualdades sociais,preconceitos de uma forma bastante surpreedente e interessante deixando os leitores trocar suas ideias.
    É exatamente o que Lima Barreto vem mostrando no seus livros uma preocupação com o meio social no qual ele relata os seus próprios sofrimentos.Ass:Aline Moreira...

    ResponderExcluir
  12. No meu ponto de vista a semelhança existente entre os dois, são seus conhecimentos em relação a sociedade, e a estrutura de suas obras que estão diretamente ligada à crítica que usa sua arte para criticar o preconceito racial e mudar o ponto de vista social.

    ResponderExcluir
  13. Carlos erivany afirma que a obra não deve ser feita só para ser válida deve trazer sentidos revolucionários, informativos, comunicativos, esclarecedores...Onde ela traga para a sociedade de forma clara os temas e questões que se fazem presentes na mesma.Características essas evidenciadas na obra de Lima Barreto(recordações de isaias caminha),onde Lima critíca radicalmente a hipocrisia e a mediocridade de uma sociedade bastante cruel e dedigual.

    Jocimar Félix

    ResponderExcluir
  14. ALESSANDRO:
    Ele era uma pessoa revolucionária,pois usava a realidade que as pessoas menos favorecidas vivia.Não só isso,mas também usava,a pobreza e principalmente o preconceito,nesse período era muito frequente.

    ResponderExcluir
  15. A relação esta presente no sentido revolucionário que passa Lima Barreto nessa obra, onde ele visa mostrar o preconceito racial, sofrido por muitos inclusive ele, obtendo dessa forma um mudaça no ponto de vista social.

    ResponderExcluir
  16. Há relação existente entre eles era o revolucionarismo,pois nenhum deles,aceitava a discrinação social,tanto racial.Descreve em seus textos literário a verdadeira situação em que o povo do seu país vive.[ALESSANDRO]

    ResponderExcluir
  17. Como relação com o pensamento de Erivany temos que Lima Barreto visava demonstrar nessa obra um dos problemas que mais o fazia indignado, que era o preconceito racial, tendo em vista que iria ter um impacto no ponto de vista social fazendo-os mudar esse ponto de vista, tendo a literatura como esse meio.

    ResponderExcluir
  18. o escritor Carlos Erivany fala que a obra deve trazer os sentidos esclarecedores,informativo,revolucionàrio e comunicativo.eles devem vim para a sociedade de forma que possa esclarecer as questões e os tema.Eles se assemelham devido serem revolucionários,pois falam da realidade da sua sociedade.[JAMILO]

    ResponderExcluir
  19. o autor sempre ao criar uma obra deve retratar temas que mostrem a realidade, de umna forma no qual o leitor possa perceber os problemas socias e econômicos da época no qual foi publicada.
    os dois tinham caracteristícas revolucionarias,
    no qual, em suas obras mostra-se a realidade do moimento vivido, Lima Barreto trata-se na sua obra recordações do escrivão Isaías Caminha,o preconceito racial, e social, e também com base na minha leitura ele deixa bem claro a importância de estudar e ser um doutor, e hoje sabemos que cada tem que ter seu dom revolucionário ou seja questionar seus direitos.
    [MATEUS]

    ResponderExcluir
  20. Ele mostra uma forma para que os leitores se despertem para uma leitura ativa então ele mostra sua historia de sofrimento em que era discriminado, usa esta duas obra para que e também podemos comparar que no ambos um autor tem que mostra mas que uma simples obra vivere mostrar sabedoria no que faz

    ResponderExcluir
  21. o ecritor não deve so escrever livros , o encantamento , beleza amor e fantasias que as poesias devem contar,e sim algo ue cause impacto,que chame a atenção do leitor.Sua obra tem ue ser comunicativa e que deixe o leitor surpreendido ,q esteja satisfeito com o que ler.Lima Barreto retrata em sua vida colocando em seus livros tudo o que passou e viveu fazendo criticas radicais da mediocridade social .

    ResponderExcluir
  22. além de lima barreto mostrar as suas dificuldades para chegar onde chegou ele mostra as desigualdades socias da época ,mas que estende-se até os dias de hoje,mas o autor também deve ter uma escrita que possa prender o leitor e que venha causar impacto,e isso é oque podemos observar em suas escritas .
    (tatiane)

    ResponderExcluir
  23. Penso que um escritor é uma artista,e cada artista ao criar,apresentar e demostrar suas obras ele principalmente quer mostrar algo de extraordinário,interessante;que mostrem a realidade,que faça uma revolução.No livro recordações do escrivão Isaias Caminha ele demostra o racismo e a subordinação que são temas polêmicos.Mostrando sobre tudo problemas socias e econômicos. Dando condição de concientização no pensamento do leitor.

    ResponderExcluir
  24. Eu pude compreender que ele possui uma postura como artista em relação ao dever crítico,principalmente por usar as suas obras como meio de conscientização e esclarecimento do público, e também por trabalhar em suas obras diferentes estilos que as diferenciam de outras por apresentar uma postura crítica de sentido revolucionário.

    [Ana Cleide]

    ResponderExcluir
  25. Os artistas além de produzir obras poéticas, livros... Onde demonstrem e expressem seus sentimentos de amor de fantazias ou outras fontes de expiração no qual eles imaginem .
    Eles se preocupam em escrever obras que tenham um poder de gerar uma verdadeira polêmica com várias opiniões e discurções.
    Deve também ser realizada em função de levar fatos atuais e críticas dos preoblemas sociais para o público . Por exemplo o artísta Lima Barreto demonstra em suas obras desigualdade social como preconceito, falcidade... No qual na maioria das vezes vivida pelo próprio autor.
    ♥{Jucilene Cruz}♥

    ResponderExcluir
  26. A função de um artista não é apenas produzir uma obra de arte,mas sim através desta mostrar ao público a sociedade a soiedade em que vivemos.E na obra de Lima Barreto isso é mostrado ao leitor,nela ele mostra sua indignação,e critica a injustiça e a deigualdade na sociedade.
    (Renê)

    ResponderExcluir
  27. A função de um artista não é apenas publicar obras,mas sim atrvés destas mostrar ao público a sociedade em que vivemos,e na obra de Lima Barreto isto era mostrado,ele através desta mostrava sua indignaçãoe criticava a injusiça que o povo vivia na sociedade.
    (Renê)

    ResponderExcluir
  28. Lima Barreto sofria com o preconceito.Ele demonstrou isso em sua obra "Recordações do Escrivão Isaías Caminha",tendo como objetivo mudar o ponto de vista social.No conto Lima denuncia as desigualdades e crueldades que se fazia presente na sociedade.

    ResponderExcluir
  29. Emilles Alves
    Em recordações do escrivão Isaías caminha ,a conscientização e o esclarecimento do público quanto á arte e sua finalidade,quanto a posição do atista e ao dever do crítico são resultados da postura militante de LIMA BARRETO e encontram-se nas reflexões e nas críticas feitas por ele á ditadura exercida pela imprensa na época.Nesse contexto, a relação do pensamento de Carlos Erivany Fantinati esta claro pois enfatiza o modo de produção de um escritor ,que na verdade passa a ser um artista,no modo de realizar uma obra que seje concreta, válida e que possa ser como um veículo de comunicação que mostre a realidade de forma clara .

    ResponderExcluir
  30. Ao meu ponto de vista o autor deve sempre esta criando obras que venha à causar impacto transformador a ponto de nos fazer reconhecer algo além,e não uma obra de arte que seja passageira sem deixar modificações.É o que isaias tenta passar ele é um autor que demostra a realidade aquilo que esta a nossa voltar,crítica aos valores morais de uma sociedade ,racismo,subordinaçao.Então ele tenta atraves de sua obra relatar a realidade
    gleiziane figueiredo

    ResponderExcluir
  31. Na citação acima a obra de Lima Barreto é analisada e é caracterizada como um agente social, pois, na obra de Lima há uma preferencia por temas cotidianos e a realidade é mostrada de forma nua e crua, ele se preocupa muito em analisar e denunciar as patologias sociais, tais como: O preconceito racial e a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  32. Pude perceber que o EscrivãoIsaías caminhas, tem um esclarecimento com o público a respeito da arte e de sua função, ele também tinha uma grande postura artística em relação a sua obra. No meu ponto de vista Carlos Erivany quis nos mostra a postura de Lima Barreto em relação a sua obra seja ela qual for pois o que importa principalmente é o sentido revolucionário.Tamiles Silva disse.

    ResponderExcluir
  33. pude compeender neste texto de Lima Barreto que fala do preconceito porque Isaías caminhas ele esclarece com o público a respeito da arte.Lima Barreto desnude a hiprocresia e prevenções do mundo jornalistico ao qual se entrega Isaías na obra de Lima relata a realidade que passa na nossa vida porque o preconceito esta presente em nossa vida então Lima ele quer mostra a realidade que acontece em nossa vida através do preconceito racial.Marilene disse.

    ResponderExcluir
  34. Ao meu ponto de vista as obra de Lima Barreto foi bastante avaliada por se trata de um tema cotidiano na sociedade retatando o preconceito de uma forma criativa. Enquanto Carlos Erivany nos faz perceber que o escritor tem que demostra uma postura de criativideda e espor seu sentimento. Josilene disse.

    ResponderExcluir
  35. O escritor não deve só escrever livros que mostrem belezas, alegrias, fantasias, mas sim algo também que desperte no leitor curiosidade e interece e que cause impacto e gere trocas de opiniões.Lima Barreto retrata em seus livros o que ele passou e viveu em uma sociedade cruel e desigual onde ele mesmo viveu.JAQUELINE NERY.

    ResponderExcluir
  36. Não adianta ser um artista e não mostrar a realidade em que vivemos,não adianta escrever belos poemas poesias e não mostrar a realidade em que vivemos.Com isso surge muitas coisas vão sugindo várias coisas opniões vão surgindo,trazendo questões para que o público possa interagir.BRUNINHAPORTO.

    ResponderExcluir
  37. Em sua obra "Recordações do Escrivão Isaías Caminha", Lima denuncia a sociedade racista da época e a subordinação da impresa á elite.Então nesta obra ele faz com que as pessoas tomem partido, faz com que as pessoas se manifestem,ele guia de certa forma as pessoas a exergar como é o mundo hipócrita da elite.Por isso no meu ponto de vista, por ser um crítico social ,por ser um homem que sofreu na pele preconceitos , ele reprentava os marginalizados da época.

    ResponderExcluir
  38. No romance Recordações do escrivão Isaías Caminha,há resultados da postura militante de Lima Barreto:é esclarecido ao público a finalidade da arte,o dever do crítico e como o artista deve se portar.Estas são encontradas nas críticas que ele fez à ditadura que a imprensa exerceu na época.O modelo jornalístico era pautado por elogios à escritores protegidos e aqueles que não eram, eram mantidos anônimos,como ocorre no jornal em que trabalha Isaías.

    ResponderExcluir
  39. TAIS:
    ele demostrava em suas obras a vida das classes menos favorecida e que a classe dos ricos são muito individualista

    ResponderExcluir
  40. ELIENE:
    O SOFRIMENTO DOS POBRES DE UMA MANEIRA QUE CRITÍCA A CLASSE DOS BEM DE VIDA OU SEJA DOS RICOS

    ResponderExcluir
  41. ele guia as pessoas de certa forma averem o mundo com hipocrisia ;Lima foi bastante por se tratar de um tema tratado na sociedade.
    SIMONE

    ResponderExcluir